A Sentimonitor acaba de incorporar a Vortio, empresa de tecnologias e ferramentas de big data para análise de dados e interações sociais. Com esta aquisição, a Sentimonitor expande sua equipe comercial e de atendimento no Rio de Janeiro e em São Paulo, e consolida seu portfólio de produtos de monitoramento, análise e insights a partir de grandes volumes de dados interações nas redes sociais (confira algumas imagens da Vortio Clustering Engine ao final da página!).
A aproximação entre as empresas começou em 2014, no maior festival internacional de tecnologia e negócios do mundo, o South by Southwest, em Austin/TX. Vortio e Sentimonitor haviam sido selecionadas pela Apex para compor uma delegação de startups com alto potencial de internacionalização e de atração de investimento para serem apresentadas a potenciais clientes, parceiros e investidores, a “Brazilian Mission to SXSW 2014”.
“Conheci o Bráulio em 2014 quando a Sentimonitor e a Vortio participaram da missão à SXSW organizada pela Apex, e vimos que havia uma grande similaridade na nossa visão de mercado e abordagem tecnológica. O Bráulio era um fundador que, como eu, tinha uma base forte em análise de dados e estatística, uma vivência e visão de negócios internacionais, experiência de atendimento a grandes contas, e um comprometimento muito forte com a qualidade da análise e do atendimento. Percebi que em alguns anos estaríamos juntos em um projeto maior”. – Hugo Pinto (Sentimonitor)
No início de 2016, durante a Campus Party Brasil, outro grande evento de tecnologia e empreendedorismo, os fundadores Braulio Medina (Vortio) e Hugo Pinto (Sentimonitor) se reencontraram para conversar sobre os desafios do mercado (estimulados pelo Alexandre Stuber, que também já estava no SXSW 2014 com os início do MercadoFresh) e perceberam que não só suas soluções tinham evoluído de maneira complementar, mas o momento era propício a uma fusão.
“Vi que a Sentimonitor estava expandindo rapidamente seu time comercial, aumentado seu investimento em marketing, e sabia que o Hugo tinha a competência técnica para liderar uma evolução apropriada da Vortio Clustering Engine, feito pelo meu sócio que tinha acabado de sair da operação para assumir uma posição chave no time de engenharia do Facebook. Pelos cases da Sentimonitor com a LG do Brasil, Netshoes e agências inovadoras como a DM9, senti que clientes da Vortio como Rock in Rio, Globo.com e Llorente & Cuenca continuariam a ter a mesma qualidade de atendimento na nova casa. Fazia todo o sentido unificarmos as operações para expandirmos no mercado Brasileiro e nos prepararmos para atacar o mercado externo em 2017 ” – Bráulio Medina
As tratativas para compra e uma aproximação progressiva avançaram por 9 meses. Agora a Vortio passa a ser oficial e publicamente Sentimonitor (https://www.sentimonitor.com/).
Abaixo, algumas imagens da Vortio Clustering Engine, que aumenta a capacidade de detecção automática multilíngue de histórias e memes da Sentimonitor através da análise de fluxos temporais de memes (mais detalhes em um follow on post, em breve):