Durante a preparação do material didático para o curso de Marketing Político Governamental em Belo Horizonte no dia 13/04, fizemos uma análise das posts feitos entre 31/03 e 06/04, relacionadas ao prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, e seu impacto nas redes sociais, usando o Sentimonitor.
Após curadoria de 480 posts para retirar menções à homônimos irrelevantes para nossa análise, restaram 365 posts menções diretas ao prefeito, com 416,716 impressões no Twitter.
A nuvem de palavras abaixo ilustra os princiais fatos repercutidos.
Fazendo um gráfico de progressão de menções ao longo do tempo separado por polaridade da menção(positivo/negativo/neutro) vemos que no dia 01/04 um fato neutro chama a atenção e que no dia 02/04 há um pico de menções negativas.
O que seriam as menções negativas? Nos detendo sobre elas, vemos que a declaração do prefeito sobre extinguir a Dengue em Belo Horizonte até a Copa das Confederações repercutiu de maneira rápida e negativa.
Fazendo um filtro sobre as menções negativas deste dia, encontramos 68 mensagens negativas sobre o fato em questão, com impacto estimado de 104 mil impressões no Twitter(*).
Considerando a razão entre menções positivas e negativas a cada dia, vemos rapidamente a mudança de humor nas redes sociais em relação ao prefeito após a declaração.
Uma análise dos usuários com mais impacto e postagens mostra que, além dos opositores naturais(jornalistas e parlamentares de oposição) haviam críticos de cinema e estudantes com um considerável poder de viralização no Twitter, embora sem uma concentração significativa em poucos influenciadores chave. Este fato aponta para uma ação aparentemente espontânea das reações negativas, interessante como termômetro para o gestor público.
Outros fatos interessantes no período, como o pico de menções neutras, no curso do dia 13/04!
E evitem recipientes com água parada!;)
(*) Suponha duas pessoas A e B fazendo dois posts A1 e B1. Se A tem 110 seguidores e B 200 seguidores, o impacto dos posts A1 e B1 será de 310 impressões.