Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Como o Sentimonitor contornou os problemas introduzidos pelas novas mudanças do Facebook
Nesta semana, os usuários do Sentimonitor notaram que a maioria dos problemas relatados em relação ao Facebook foram sanadas. Abaixo, discutimos cada problema e a solução adotada.
As recentes mudanças introduzidas na busca do Facebook comprometeram os resultados de monitoramentos por palavras-chave em ferramentas que se baseavam na API do Facebook, incluindo o Sentimonitor. Após um estudo cuidadoso e uma engenharia focada, listamos os 3 problemas detectados, e as soluções do Sentimonitor para cada um deles:
Problema I: O Facebook passou a trazer dados de múltiplas línguas, mesmo que na busca esteja especificado que a língua alvo é o português.
Solução do Sentimonitor:
Este problema não afetou os usuários do Sentimonitor significativamente, dado que, desde agosto de 2012 o Sentimonitor utiliza seu identificador de linguagem proprietário para identificar a linguagem de uma postagem em qualquer rede social, com mais de 95% de precisão, para as línguas inglesa, portuguesa, espanhola e francesa.
Como ilustrado na figura acima, basta selecionar a(s) língua(s) de interesse(s) no botão de línguas que apenas serão exibidas e consideradas nas análises as mensagens nas línguas selecionadas.
Problema II: O Facebook passou a considerar os comentários nos resultados de suas buscas, mas trazia apenas o post original, dando a impressão de que a busca estava trazendo um resultado completamente irrelevante.
Solução do Sentimonitor:
Consideramos o fato do Facebook passar a buscar nos comentários positivo – afinal, se sua marca é mencionada em um comentário, é de seu interesse saber.
Isto é, não seria uma solução aceitável para este problema meramente descartar os posts que não tivessem a palavra-chave, pois eles são importantes se interpretados juntamente com o comentário que fez com que fossem coletados.
Assim, optamos por investir energia em uma solução completa: passamos a exibir os comentários que contêm a palavra-chave junto ao post original, permitindo ao analista avaliar e classificar o post e o comentário com todo seu contexto informacional.
Problema III:
O Facebook, por vezes trás posts que não contém a palavra-chave do monitoramento no corpo, e também não contém a palavra-chave no comentário.
Solução do Sentimonitor :
Este parece ser realmente um problema da nova API do Facebook, e dada a incoveniência para nossos usuários, implementamos uma solução radical: agora o Sentimonitor filtra e descarta os posts que não têm em seu corpo nem em seus comentários, nenhuma das palavras-chave do monitoramento.
Com estas três soluções, esperamos ter sanado a maioria dos inconvenientes trazidos com as mudanças na API do Facebook. Se você já é nosso cliente, gostaríamos de ter seu feedback! Se você ainda não é nosso cliente, mas está interessado em conhecer esta solução e o Sentimonitor, nos contate!